BLOG

05 nov
Como ser um assistente de língua portuguesa na França
Postado dia: 05/11/2020
Escrito por: Mariana Firmino, professora de francês.

 

O programa de contratação de assistentes temporários brasileiros para a atuação em escolas de primeiro e segundo graus francesas já é bem conhecido pelos estudantes brasileiros de letras. Esta cooperação permite com que os estudantes aprofundem seus conhecimentos na língua e na cultura francesa, e levem um pouco da língua portuguesa falada no Brasil.

 

A boa notícia é que para o próximo ano letivo francês , 2021/2022,  estudantes de todas as áreas de conhecimento, que estejam no último ano da graduação, mestrado, doutorado ou até mesmo da especialização, podem concorrer a bolsa de 775 até 785 euros por mês, a depender da região da França, para uma carga de trabalho equivalente a 12 horas semanais, entre os meses de outubro de 2021 e abril de 2022. Ainda não há um número total de vagas que serão ofertadas aos brasileiros, contudo, na seleção anterior foram ofertadas 34 vagas.

 

Como saber se eu posso participar ? 

 

Além dos requisitos acima citados, os candidatos elegíveis devem ter entre 20 e 30 anos de idade e possuírem um nível B1 (Quadro Comum Europeu de línguas) da língua francesa, que corresponde ao nível intermediário.

 

Como se inscrever ?

 

Os candidatos devem preencher um dossiê único, em pdf, e enviá-lo para representações de correspondentes a sua região. O candidato pode escolher até três regiões de sua preferência, na França Metropolitana ou em territórios e departamentos como a Martinica ou a Guiana, mas a seleção será feita a partir das vagas ofertadas e do perfil do candidato. A data limite para envio do dossiê é de 23 de novembro de 2020.

 

Para ter acesso às informações completas sobre o edital, endereço eletrônico para envio e demais informações acesse o site da Embaixada Francesa no Brasil [inserir link: https://br.ambafrance.org/Assistentes-brasileiros-de-lingua-portuguesa-na-Franca-Ano-letivo-2021-2022 ]

 

O dossiê único em pdf com todos os documentos e dados necessários para preenchimento do candidato pode ser baixado no site da France Education [ link de acesso: https://www.france-education-international.fr/sites/default/files/atoms/files/dossier-candidature-unique-alve-2021-2022.pdf ]

 

 

Dicas #Versátil para uma candidatura de sucesso a bolsas francesas

 

  • Objetividade: na seção de “Expériences e talents” (experiências e talentos) ressalte atividades que você goste e efetivamente realize que sejam relacionadas ao ensino e ao relacionamento interpessoal. Não seja vago nas informações e busque citar contextos e situações específicas.
  • Atenção à carta de recomendação: os franceses apreciam e valorizam muito um texto bem estruturado e sem erros ortográficos. Busque valorizar suas experiências acadêmicas, pessoais e profissionais que ressaltam a coerência da sua trajetória e não se esqueça de argumentar o impacto que essa ida como assistente linguístico poderia trazer a sua vida profissional e acadêmica.
  • Por fim, conte com uma revisão: vale um amigo ou um professor que tenha mais experiência com a língua ou até uma super-repassada pelo corretor ortográfico. Um dossiê sem erros ortográficos é muito bem apreciado.

LEIA TAMBÉM